MENU
MENU
05 clássicos para assistir no Dia do Cinema Brasileiro

Cinema em casa: 05 clássicos para assistir no Dia do Cinema Brasileiro

18 de junho 2024

No dia 19 de junho é comemorado o dia do Cinema Brasileiro, marcando a primeira produção cinematográfica feita no Brasil.

Celebrado no dia 19 de junho, o Dia do Cinema Nacional Brasileiro homenageia Afonso Segretto (1875–1919), o ítalo-brasileiro considerado o primeiro cineasta nacional. Ele filmou a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, quando estava a bordo do navio Brésil, em 1898.


O cinema brasileiro tem uma vasta produção de filmes, incluindo clássicos aclamados pela crítica e pelo público como Cidade de Deus, Central do Brasil, Bacurau e O Auto da Compadecida. Para celebrar esse dia, listamos cinco produções clássicas que deveriam ser vistas por todos, ao menos uma vez. E para deixar a comemoração ainda mais especial, montamos um guia de como montar um cinema em casa com receitas de lanches deliciosos feitos na airfryer.

Central do Brasil

Direção: Walter Salles 

Ano: 1998 

Onde assistir: Globoplay

Um menino com cerca de 10 anos e uma mulher de cerca de 50 anos com as mãos dados, se olhando em meio a uma paisagem do sertão nordestino.

Dora e Josué criam um grande laço de amizade e partem juntos para o nordeste.

Central do Brasil é um dos filmes mais lembrados do cinema nacional. O longa-metragem conta a emocionante história de amizade entre Dora, uma ex-professora que ganha dinheiro escrevendo cartas para pessoas analfabetas na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e Josué, um garoto órfão que ela acolhe após a mãe dele ser atropelada. Juntos, eles partem para o sertão nordestino em busca da família do menino.

Bacurau

Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

Ano: 2019

Onde assistir: Globoplay

Um grupo de pessoas reunidas olhando para algo. A mulher em destaque está com a roupa suja de um líquido vermelho.

Bacurau conta a história de um povoado esquecido no sertão nordestino.

Bacurau é uma das maiores revelações do cinema brasileiro nos últimos tempos. A história se passa na cidade fictícia de Bacurau, no sertão nordestino, onde os moradores descobrem que a comunidade não aparece mais nos mapas. Enquanto drones sobrevoam a região e estrangeiros chegam à cidade, carros são atacados e mortes misteriosas começam a aparecer. Os moradores, liderados por personagens como Teresa e Lunga, precisam se unir para identificar e combater o inimigo.

O Auto da Compadecida

Direção: Guel Arraes

Ano: 2000

Onde assistir: Globoplay

Dois homens brancos em meio a uma paisagem do sertão nordestino.

As histórias de João Grilo e Chicó são conhecidas por todo o Brasil.

O Auto da Compadecida é um clássico do cinema brasileiro, baseado na peça teatral de Ariano Suassuna. Situado no nordeste brasileiro na década de 1930, o filme acompanha as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos que enfrentam situações hilárias e desafiadoras. A obra é uma comédia crítica que retrata a sociedade brasileira.

Que horas ela volta?

Direção: Anna Muylaert 

Ano: 2015

Onde assistir: Netflix

Mulher sentada fazendo cafuné em um rapaz deitado no seu colo.

Val e Jéssica  são imigrantes nordestinas tentando refazer a vida na Grande São Paulo.

Estrelado por Regina Casé, Que Horas Ela Volta? aborda as contradições e desigualdades sociais no Brasil. Val, uma imigrante nordestina, trabalha como empregada doméstica para uma família rica em São Paulo. Quando sua filha Jéssica chega para prestar vestibular e passa a morar com a mãe, a presença dela incomoda os patrões, expondo tensões sociais e preconceitos.

Aquarius

Direção: Kleber Mendonça Filho

Ano: 2016

Onde assistir: Netflix e Globoplay

Mulher branca de meia idade com o cabelo preto molhado, penteado para trás.

Clara é uma mulher viúva e aposentada que luta contra o assédio de uma construtora.

Aquarius conta a história de Clara, uma viúva que mora no último apartamento de um prédio na orla do Pina, em Recife. Uma construtora quer demolir o imóvel para erguer um novo edifício, mas Clara resiste em deixar sua casa. O filme aborda temas como memória, resistência e especulação imobiliária.

Como montar um cinema em casa?

Montar um cinema em casa é mais fácil do que parece. Separamos três passos para que você tenha um lugar confortável e aconchegante para curtir esses clássicos nacionais.

1. Crie um ambiente aconchegante com a luz certa

Para aproveitar ao máximo, use uma luz de tom quente no ambiente. Ela deixa o local mais confortável e evita o contraste que pode prejudicar a imagem do filme. Confira em nosso guia como escolher o melhor modelo de lâmpada LED para cada ambiente e acerte na iluminação.

Casal em uma cabana de madeira, sentado em um sofá assistindo filme na TV.

Uma luz de tom quente deixa o ambiente mais confortável.

Seleção de lâmpadas LED a partir de R$ 3,49

2. O ambiente precisa ser bem confortável

Se você não tem uma poltrona ou sofá grande, uma opção é colocar o colchão na sala. Separe mantas, almofadas e travesseiros para deixar tudo bem aconchegante. Para criar o “escurinho do cinema”, use cortinas blackout nas portas e janelas.

sala de tv verde com almofada e mantas espalhadas pelo ambiente de forma confortável.

Almofadas e mantas deixam a sessão de cinema em casa mais confortável e aconchegante.

Seleção de itens para decorar e deixar o ambiente bem confortável

3. Prepare lanches para acompanhar a sessão

Cinema não é cinema sem um bom lanche! Além das guloseimas tradicionais como chocolates e pipocas, prepare lanches deliciosos na air fryer. Veja algumas receitas que separamos:

Tábua com petiscos: nuggets, batatas fritas e molhos.

Lanches rápidos e saborosos para deixar sua sessão de cinema ainda mais animada.


Pizza de pão de forma

Ingredientes

  • 4 fatias de pão de forma
  • 4 colheres de sopa de molho de tomates pronto
  • 4 fatias de queijo de sua preferência
  • 1 tomate
  • Sal e orégano a gosto

Modo de preparo

Espalhe o molho sobre as fatias de pão, coloque uma fatia de queijo em cada uma e o tomate fatiado ou picado. Tempere com sal e orégano à gosto e leve para a airfryer pré-aquecida na temperatura de 200 ºC por cerca de 3 a 5 minutos. Finalize com um pouco de azeite e sirva.

Nugget de frango

Ingredientes

  • 500g de peito de frango
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • Manjerona a gosto (ou outra erva)
  • Sal e pimenta

Para empanar:

  • Farinha de rosca
  • Farinha de trigo
  • 3 ovos
  • Sal
  • Páprica 

Modo de preparo:

No processador de alimentos, coloque o frango em pedaços, a cebola partida em 6 partes, o alho, as folhinhas de manjerona, sal e pimenta. Bata até obter uma massa pastosa e uniforme.


Faça bolinhas com a massa (use cerca de 15g em cada) e empane passando no ovo, farinha de trigo, ovo novamente e por último na farinha de rosca misturada com páprica e sal. Molde os nuggets em um formato retangular e coloque na airfryer por 15 minutos ou até dourar.


Ingredientes

  • Massa fresca para pastel comprada pronta
  • Recheio a gosto (queijo, carne, etc.)

Modo de preparo:

Recheie a massa pronta de pastel, umedeça as extremidades da massa com um pouquinho de água e feche com o garfo, depois pincele com azeite para a massa não ressecar  e coloque na airfryer pré-aquecida a 180 °C por cerca de 10 minutos. 


Aproveite para conhecer e celebrar esses clássicos nacionais com muito conforto e sabor! Na Tupan, tem tudo o que você precisa para decorar seu ambiente e torná-lo perfeito para suas sessões de cinema, desde mantas, almofadas confortáveis e cortinas blackout para garantir o “escurinho do cinema” até a airfryer para preparar lanches deliciosos. Visite uma de nossas lojas.