MENU
MENU
Rejunte para área externa: qual o melhor, epóxi ou acrílico?

Qual o melhor rejunte para área externa: epóxi ou acrílico? Entenda as diferenças e como aplicá-los.

01 de outubro 2024

Usado para preencher o espaço entre os azulejos, cerâmicas ou pedras, o rejunte garante o acabamento uniforme e mantém a integridade dos revestimentos.

A escolha do rejunte para área externa é um ponto de atenção em qualquer obra. Por ser um ambiente que já está exposto ao sol, chuva e mudanças de temperatura, o material precisa ser impermeável, durável e resistente. Entre as opções, temos o rejunte epóxi e o rejunte acrílico, ambos indicados para áreas externas, mas com especificidades de uso. Neste artigo, você conhecerá as características de cada um, além de dicas sobre cores e onde aplicá-los.

Renove sua casa para o fim de ano! Argamassas e rejuntes das melhores marcas no Home Center Tupan.

Confira as ofertas
rejunte para área externa sendo aplicado em revestimento com ajuda de uma bisnaga.

O rejunte para área externa protege o revestimento da umidade e infiltrações.

Quais as diferenças entre rejunte epóxi e rejunte acrílico?

Para áreas externas, os dois principais tipos de rejunte são o epóxi e o acrílico. Cada um tem uma composição e indicações de uso distintas. Por isso, não é suficiente escolher apenas com base no preço ou cor; é preciso avaliar as especificações técnicas para uma obra de qualidade.

Confira a tabela a seguir para um resumo rápido, ou continue a leitura para mais detalhes:

Disco diamantado contínuo 230 mm para corte de porcelanato e revestimento cerâmico.

Composição e tamanho da junta

O rejunte epóxi é formado por dois componentes: a resina epóxi e um endurecedor com cargas minerais. Se tornando assim uma das opções mais resistentes e duráveis do mercado. Já o rejunte acrílico é feito de resina acrílica e outros aditivos que conferem alto desempenho, textura fina, resistência a fungos e um acabamento liso.

Essa diferença nas composições também determina o tamanho das juntas, ou seja, o espaçamento entre as peças do revestimento. O rejunte acrílico é indicado para juntas de 1 mm a 4 mm, enquanto o epóxi deve ser aplicado em juntas de 1 mm a 5 mm.

Locais de aplicação

O rejunte acrílico é ideal para áreas externas cobertas e levemente molhadas, como áreas gourmet, garagens e lavanderias. O rejunte epóxi, por sua vez, é recomendado para áreas externas descobertas, piscinas e fachadas. Ambos podem ser usados em revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores, granitos e pastilhas de vidro ou porcelana, em pisos e paredes.

Quais são as principais características de cada tipo de rejunte?

Rejunte epóxi

Amplamente utilizado em áreas externas e de alto tráfego por sua capacidade de suportar condições extremas. As principais características do rejunte epóxi são:

  • Resistente à umidade e infiltrações: o rejunte epóxi é totalmente impermeável, sendo ideal para piscinas e varandas. Além disso, ajuda a prevenir o surgimento de fungos e algas.

  • Durabilidade: não desbota nem se desgasta facilmente com o tempo.

  • Facilidade de limpeza: resistente a manchas e não acumula sujeira, facilitando a manutenção.

  • Aplicação complexa: requer mão de obra especializada devido ao tempo de secagem rápido e à aplicação mais técnica.

  • Custo elevado: o preço do epóxi é geralmente mais alto que o dos outros tipos de rejunte.

  • Acabamento: textura uniforme e extra-lisa.

 O rejunte epóxi da PortoKoll possui acabamento fino, ótimo para porcelanatos.

O rejunte epóxi da PortoKoll é impermeável, não mancha e é resistente à formação de fungos e bactérias.

Veja mais sobre esse rejunte epóxi aqui

Rejunte acrílico

Por ser um material de fácil aplicação, ela se torna ideal para projetos de “faça você mesmo” e para áreas internas e externas de menor exigência. Confira as suas principais características:

  • Aplicação simples: pronto para uso, ideal para quem deseja aplicar por conta própria.

  • Versatilidade: pode ser usado em diversos ambientes, inclusive os levemente molhados.

  • Custo mais acessível: mais econômico em comparação com o rejunte epóxi.

  • Menor resistência à umidade: embora também seja indicado para áreas externas, sua impermeabilidade é inferior ao epóxi.

  • Acabamento: textura fina e resistente a manchas e fungos.

O rejunte acrílico da Quartzolit já vem pronto para uso.

O rejunte acrílico da Quartzolit tem cores duráveis e ação antimofo.

Confira mais detalhes aqui

Cores de rejunte: como escolher?

As cores de rejunte variam desde tons neutros e clássicos, como branco, cinza e bege, até opções mais ousadas, como preto ou azul. Para acertar na escolha da cor, considere o estilo de decoração e o tipo de revestimento. Confira algumas dicas para acertar na escolha da cor do seu rejunte:

Confira também: 09 opções de revestimentos incríveis para fachadas e paredes externas.

  • Uniformidade e amplitude: para passar uma sensação de amplitude e acabamento uniforme, escolha uma cor de rejunte semelhante à do azulejo ou pedra. Tons neutros são uma escolha segura.

  • Contraste: para quem busca um visual moderno, opte por uma cor contrastante com o revestimento. Isso destacará os detalhes da peça.  

  • Áreas externas e molhadas: evite tons muito claros, como branco, em áreas externas ou molhadas, por poderem manchar ou sujar com facilidade.

Escolher o rejunte adequado para áreas externas, cobertas ou não, garantirá a durabilidade do revestimento e valorizará a decoração do espaço. Se você está planejando uma reforma, considere essas dicas para assegurar um acabamento impecável.


Agora que você conhece as principais diferenças entre rejunte epóxi e acrílico, que tal conferir as opções disponíveis na Tupan? Nossa equipe está pronta para ajudar você a escolher o material ideal para o seu projeto.